O supracitado concurso apresentou-se, desde o início, como uma atividade desafiadora, a qual proporcionou aos alunos do 8º ano, a frequentar a disciplina de Educação Visual, uma aprendizagem transversal e objetiva. O projeto foi desenvolvido sob a orientação da professora Marisa Pires que incentivou os alunos a darem asas à imaginação e através do seu espírito crítico corresponderem aos objetivos da iniciativa e da disciplina. Após serem confrontados com esta atividade foi notório o empenho e dedicação dos alunos no desenrolar das aulas e o modo como iam crescendo através das suas construções, ideias, descobertas e partilha.De aula para aula, os alunos apresentavam alterações, as quais eram enriquecidas com as suas pesquisas e consolidação dos seus conhecimentos. Este concurso fomentou o gosto pela pesquisa, tratamento da informação, criação, experimentação, manipulação de materiais, concretização do projeto, promovendo em todas as etapas a criatividade, a imaginação e a fantasia.
As áreas trabalhadas ao nível do design (mascote, sinalética, logotipo) e da arquitetura (novas construções) culminaram com os trabalhos finais apresentados em maquetes acompanhados pelo respetivo portfólio, que reflete as várias etapas do processo. Ao longo do desenvolvimento do projeto foi pedido que os alunos tivessem em consideração a criação de uma nova imagem para cada uma das áreas escolhidas, não esquecendo as raízes portuguesas, o público alvo e a contemporaneidade das formas.
No passado dia 5 de junho, a turma do 8ºB acompanhada pela professora de Educação Visual e pelo Sr. Diretor do Colégio receberam a menção honrosa da 2ª categoria, assim como os respetivos prémios. Os alunos mostraram-se muito orgulhosos pelo reconhecimento do seu trabalho pessoal e revelaram-se mais dinâmicos e predispostos para novos desafios. Todos os trabalhos selecionados para o concurso podem ser vistos no museu do Traje do Portugal dos Pequenitos.
A professora responsável
Marisa Pires