Dia da Internet Segura

O Dia da Internet Segura é comemorado em mais de cem países, coordenados pela rede conjunta InS@fe / INHOPE, com o apoio da Comissão Europeia. Esta iniciativa promove a segurança e a responsabilidade na utilização de equipamentos com ligação à internet e é dirigida especialmente a alunos, professores, encarregados de educação e pais.

Contudo, esta mensagem é universal, uma vez que a segurança na Internet depende de todos nós! A Internet pode ser uma grande fonte de aprendizagem, entretenimento e socialização para jovens e crianças. No entanto, é necessário que eles sejam instruídos sobre os riscos que envolvem o uso desta tecnologia e estejam sempre atentos, nomeadamente a temas como:

  • Cyberbullying;
  • Exposição a material inadequado;
  • Predadores online;
  • Disponibilização de informação pessoal.

Neste sentido, é necessário o envolvimento de todos os que participam na educação da criança, sensibilizando, criando hábitos e colocando em prática regras na utilização da Internet, explicando os motivos, os cuidados a adotar e as consequências que poderão advir, para que o tema Segurança na Internet seja um processo lógico.

Os encarregados de educação podem também adotar ações que permitam manter a privacidade e a segurança no acesso online de crianças/jovens. Contudo, e ainda que existam programas que possam proteger a família do conteúdo inadequado disponível na internet, nada pode substituir o ensino de algumas regras básicas a crianças/jovens. Falar com eles sobre os riscos desta utilização e ensiná-los a enfrentar eventuais situações desagradáveis continua a ser regra de ouro. Finalmente, estabelecer limites e argumentá-los com eles. Juntos podemos criar um ambiente mais seguro! O acompanhamento da criança ou jovem no acesso à Internet permite educar, monitorizar e, como consequência, mantê-los em segurança!