Com o objetivo de informar e esclarecer os alunos do 2º e 3º Ciclos sobre o tema “Combate ao Insucesso Escolar”, o Colégio Bissaya Barreto teve como convidado o Doutor Paulo Nossa que presenteou todos, no passado dia 27 de outubro, no auditório Luís Viegas Nascimento, com duas comunicações inigualáveis, ímpares, envolventes, objetivas e esclarecedoras.
O orador convidado começou por questionar os alunos sobre “ O que é o insucesso?” A pergunta foi o mote utilizado para iniciar a abordagem ao tema do abandono escolar. A comunicação centrou-se nos motivos que levam ao fenómeno do insucesso e abandono escolar e nos dados existentes sobre o assunto.
Através de dados sobre a realidade do abandono escolar, o Dr. Paulo Nossa apresentou o panorama português e englobando-o no contexto europeu e OCDE.
Ao longo da comunicação foi colocando questões e solicitando a participação dos alunos através das suas opiniões pessoais sobre as mesmas. Questões como “Qual o motivo para esta diferença de insucesso escolar?” Em conjunto todos tentaram chegar às conclusões sobre o porquê de certas regiões do nosso país registarem um valor mais elevado de abandono escolar do que outras. Foi feito o contraste entre o Interior Norte, região com valores de abandono escolar muito altas e o litoral, que por outro lado regista os valores mais baixos. Os alunos participaram e concluiram que as famílias aceitam e muitas vezes incentivam o trabalho infantil; a motivação é baixa e o nível académico também é relativamente baixo.
Numa parte mais avançada da comunicação o Dr. Paulo Nossa relacionou o insucesso e abandono escolar com três partes fundamentais: a do aluno, a da escola e a da família. Foram utilizados diferentes conceitos para abordar o papel do aluno no sucesso escolar, como as expetativas de auto eficácia, o equilíbrio entre o gosto e o esforço ou o reforço positivo. A escola como entidade com um papel preponderante neste processo. Foram ainda abordados conceitos como o estímulo, proporcionado pelos professores ou a tranquilidade emocional. Por fim, a família surge como outro pilar fundamental na promoção do sucesso escolar. Foi realçada a importância das dinâmicas familiares e das rotinas, tal como, das crenças e expetativas das famílias em relação à escola. Os pais devem acreditar que os filhos vão alcançar a meta, pois assim será mais fácil alcançar o sucesso.
A comunicação terminou com perguntas colocadas pelos alunos ao orador e com a vontade, por parte de todos, de voltar a ter um momento de partilha e aprendizagem para desenvolver ainda mais o tema.
Em jeito de despedida, o Doutor Paulo Nossa desafiou a plateia com um mote para o futuro de cada um dos presentes. A capacidade de chegar à meta é cumprir os objetivos, contudo o nível de exigência e a qualidade de como a meta é alcançada depende das características de cada um de nós.
O orador convidado começou por questionar os alunos sobre “ O que é o insucesso?” A pergunta foi o mote utilizado para iniciar a abordagem ao tema do abandono escolar. A comunicação centrou-se nos motivos que levam ao fenómeno do insucesso e abandono escolar e nos dados existentes sobre o assunto.
Através de dados sobre a realidade do abandono escolar, o Dr. Paulo Nossa apresentou o panorama português e englobando-o no contexto europeu e OCDE.
Ao longo da comunicação foi colocando questões e solicitando a participação dos alunos através das suas opiniões pessoais sobre as mesmas. Questões como “Qual o motivo para esta diferença de insucesso escolar?” Em conjunto todos tentaram chegar às conclusões sobre o porquê de certas regiões do nosso país registarem um valor mais elevado de abandono escolar do que outras. Foi feito o contraste entre o Interior Norte, região com valores de abandono escolar muito altas e o litoral, que por outro lado regista os valores mais baixos. Os alunos participaram e concluiram que as famílias aceitam e muitas vezes incentivam o trabalho infantil; a motivação é baixa e o nível académico também é relativamente baixo.
Numa parte mais avançada da comunicação o Dr. Paulo Nossa relacionou o insucesso e abandono escolar com três partes fundamentais: a do aluno, a da escola e a da família. Foram utilizados diferentes conceitos para abordar o papel do aluno no sucesso escolar, como as expetativas de auto eficácia, o equilíbrio entre o gosto e o esforço ou o reforço positivo. A escola como entidade com um papel preponderante neste processo. Foram ainda abordados conceitos como o estímulo, proporcionado pelos professores ou a tranquilidade emocional. Por fim, a família surge como outro pilar fundamental na promoção do sucesso escolar. Foi realçada a importância das dinâmicas familiares e das rotinas, tal como, das crenças e expetativas das famílias em relação à escola. Os pais devem acreditar que os filhos vão alcançar a meta, pois assim será mais fácil alcançar o sucesso.
A comunicação terminou com perguntas colocadas pelos alunos ao orador e com a vontade, por parte de todos, de voltar a ter um momento de partilha e aprendizagem para desenvolver ainda mais o tema.
Em jeito de despedida, o Doutor Paulo Nossa desafiou a plateia com um mote para o futuro de cada um dos presentes. A capacidade de chegar à meta é cumprir os objetivos, contudo o nível de exigência e a qualidade de como a meta é alcançada depende das características de cada um de nós.
Coord. do Projeto Parlamento dos Jovens
Joana Damasceno e Marisa Pires