Semana das Línguas e Ciências Sociais e Humanas – 3º dia

28.04.2014 – 2ª feira

Dos deuses do Olimpo ao 25 de abril!

O terceiro dia começou de uma forma “divinal”! Os alunos do Colégio tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a Grécia Antiga e os vários deuses que constituíam o Olimpo. A Demetra, deusa das colheitas e do trigo, não terá passado despercebido o fantástico aroma que saía da sala onde se concentravam os alunos participantes do Concurso “Masterchef do CBB” destinado a alunos do 3º ciclo.

Para terminar o dia, a Revolução “chegou” ao Colégio!

Foi com grande entusiasmo que os nossos alunos começaram o dia, participando num Workshop de Cultura Clássica, dinamizado pelo não menos entusiasmante grupo de tetro da Faculdade de Letras “Thíasos”, que teve como objetivo divulgar, junto dos alunos do 2º e 3º ciclo, a organização dos deuses do Olimpo através de jogos didáticos de descoberta, em que os participantes devem procurar reconhecer cada deus pelo seu aspeto e pelo que representava para a sociedade grega da época.

Esta iniciativa, que é desdobrada para idades mais novas com as necessárias adaptações, intitulada “Projeto Pi”, foi também apresentada aos alunos do 1º ciclo que, tal como os mais velhos, participaram de uma forma muito interessada e dinâmica.

Ao final da manhã, os alunos do 3º ciclo que se inscreveram no concurso “Masterchef do CBB” promoveram um “delicioso” momento ao júri nomeado para o efeito. A edição deste ano tinha como tema “Receitas da Europa” em que os participantes deveriam pesquisar uma receita típica de um país europeu e confecioná-la previamente em casa.
Parabéns a todos os participantes e obrigado pelas iguarias apresentadas.

IMG_4361
masterchef

O terceiro dia da Semana das Línguas e Ciências Sociais e Humanas terminou em grande no Colégio, com a recriação dos momentos-chave do dia “25 de abril de 1974” por parte dos alunos do sexto ano que celebraram, desta forma, o aniversário dos 40 anos da Revolução.

Equipados a rigor e gritando “Vi-tóó-riii-aaa”, os nossos militares de abril “invadiram”, pacificamente, respeitando as premissas do dia assinalado, as salas de aula do 1º e 2º ciclos. Emitindo o comunicado que, na data, anunciou a “Revolução do Cravos”, as nossas tropas distribuíram um cravo a cada professor, explicando depois aos alunos o momento em causa, a sua importância e o significado do mesmo para Portugal.

Viva a Liberdade!!!