Quando o desafio da Visão Júnior “Agora o Escritor és tu!” foi lançado aos alunos do 1ºB, eles ficaram muito entusiasmados e motivados para a continuação do “Destrava-Línguas” da escritora Luísa Ducla Soares. A partir desse momento, surgiram as perguntas sobre o projeto, a autora, o Destrava-Línguas que iriam continuar…
Foi com muito empenho que selecionaram o Destrava-Línguas que iriam continuar e com muita imaginação que o concluiram, divertindo-se com “as cócegas” que as palavras faziam na língua.
Após concluído e enviado o Destrava-Línguas, os alunos sentiram que tinham completado o seu desafio. No entanto, foram surpreendidos com a ótima notícia que tinham ficado em primeiro lugar no concurso em que tinham participado e por esse motivo iriam fazer uma visita às instalações da Visão Júnior, onde teriam oportunidade de fazer uma entrevista à escritora Luísa Ducla Soares.
Depois de uma contagem decrescente até ao grande dia, finalmente chegou o dia 14 de março, dia em que os alunos do 1ºB, acompanhados pelas Professoras Maria João Alves e Marisa Pires viajaram até Lisboa para passarem um dia cheio de descobertas.
Quando chegaram à Visão Júnior, tornaram-se logo Repórteres da revista e fizeram uma visita guiada pelas instalações e descobriram os arquivos, onde viram um jornal com cem anos muito maior que alguns deles, compararam fotografias muito antigas com modernas de alguns monumentos e locais seus conhecidos. Lá encontraram,ainda, diferentes registos de notícias, desde jornais, máquina de escrever, películas, slides…
Seguidamente, os alunos estiveram na redação, onde ficaram maravilhados com a quantidade de material que os jornalistas usam. Fizeram algumas perguntas e através de rápidas pesquisas descobriram algumas curiosidades. Neste lugar, os alunos divertiram-se a ver trabalhos vencedores de diferentes passatempos lançados pela revista, e manuseando alguns deles.
Mas, o grande momento ainda estava para chegar, a entrevista à escritora Luísa Ducla Soares, a qual se realizou num auditório pequeno para tantos meninos atentos à espera de saciar a sua curiosidade. Mas, antes de vestirem a pele de repórteres, os alunos puderam apresentar, aos presentes e à escritora, o trabalho que lhes deu a vitória neste desafio. E aqui demonstraram grande segurança e à vontade, pois conseguiram declamar sem ajuda, tendo mesmo levado a escritora a louvar a dicção e a expressividade dos alunos.
Seguidamente, de um modo, muito terno e reconfortante, a escritora Luísa Ducla Soares partilhou com os presentes as suas experiências, recordações, aventuras… Divertindo os alunos com as suas histórias repletas de conteúdo e de emoção.
Antes de terminar, a autora autografou os livros dos alunos e incentivou-os para continuarem a viajar no maravilhoso mundo da leitura e da escrita.
Deste dia repleto de sensações ficam as lembranças e as fotografias que um dia mais tarde permitiram aos alunos recordar que:
(…)“Fui à escola de línguas
aprender a falar;
Estava lá o linguística,
e consegui a língua destravar.”
Professoras Mª João Alves e Marisa Pires