Espécie Insólita
2024
Instalação site-specific

Aprender a ser como o vento
2022
Tingimento natural com folhas de cipreste e cianotipia sobre algodão cru

Falar para a parede
2023
Vídeo Full-HD, 09’09’’

Mãos, sem cabeça
2024
Diário gráfico

“Entramos num quarto aparentemente habitado. Habitado por quem? Vamos seguindo pistas que pouco nos revelam acerca deste corpo”.
Nesta intervenção site-specific, a artista reúne um conjunto de obras que questionam os conceitos de identidade e tempo: Aprender a ser como o vento mostra-nos um corpo que desvanece e se esvazia da sua identidade, misturando-se, lentamente, com o espaço que ocupa. Falar para a parede é um monólogo existencial narrado pela voz de uma consciência incapaz de compreender o espaço ou o tempo. Mãos, sem cabeça é um diário inacabado. Espécie Insólita é uma instalação imersiva onde encontramos uma série de obras e outros vestígios da existência de alguém que habita (ou habitou) este quarto, que nos fazem repensar os critérios que formam a identidade.
Nascida em Lisboa, em 1996, Filipa Alfama é uma artista multidisciplinar que usa a fotografia, o vídeo, o desenho, a escultura, a performance e a instalação como meios de expressão e reflexão sobre as relações entre humano, natureza e cultura. O seu objetivo como artista é criar obras que sejam instrumentos do pensamento crítico sobre a urgência de uma relação sustentável entre a cultura humana e o ecossistema. Concluiu o curso de Arte Multimédia na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, em 2018 e participa em exposições e residências artísticas por todo o país, das quais se destacam: a exposição coletiva “Entre Paredes – O que faz uma casa?”, Casa das Artes Bissaya Barreto (2023); a residência artística Órbita#4, AgitLab (2023); a exposição coletiva “Expira”, Castelo de Ourém (2022); a residência artística PerphotoLab (2021); a exposição coletiva “Impossible Shadow”, Festival InShadow (2021); e a residência artística ZONA, Festival ZigurFest (2020).

Website: https://www.filipalfama.com/
Redes Sociais: https://www.instagram.com/filipalfama/