Exposição-mercado de ilustradores portugueses contemporâneos e os seus trabalhos gráficos mais recentes. Artistas presentes: Carmena, Joana Molho, Cartolina Limão, Diana Costa, Inconstancia, Joana Mundana, Tiago Mota, David Penela, Bina Tangerina, Catarina Oscarina, Marta Nunes, Gambuzino, André Coelho, Ana Hoo, Ana Silvia Agostinho, biakosta, Franpancispiscapa.

Exposição patente de 12 de novembro a 23 de dezembro de 2022.

A Casa das Artes recebeu duas exposições enquadradas na Festa Mundial da Animação. A primeira mostrou os filmes a concurso no Prémio Nacional da Animação, criado em 2013 para reconhecer os criadores de animação em Portugal. A segunda trouxe até Coimbra as gravuras da caixa de arte FREEZE FRAME, que comemoram os 20 anos de existência da MONSTRA, Festival de Animação de Lisboa. A exposição do Prémio Nacional da Animação é composta pelos filmes que concorrem às categorias de profissionais, escolas, oficinas e público. A exposição Freeze Frame conta com vinte gravuras de vinte imagens de vinte filmes de vinte realizadores dos vinte países convidados pelo festival até então.

Exposição patente de 26 a 29 de outubro de 2022.

Exposição-mercado de ilustradores portugueses contemporâneos e os seus trabalhos gráficos mais recentes. Artistas presentes: Carmena, vicente nirō, Joana Molho, Catpivara, Lou, Cartolina Limão, Diana Costa, calada era poeta, Constança Duarte, Joana Mundana, margarida sampaio, Tiago M., Ladeira, nana, Finding Illustrations.

Exposição patente de 9 de julho a 6 de agosto de 2022.

O CIAS (Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Universidade de Coimbra) convidou artistas de todo o mundo a enviar fotografias etnográficas capazes de capturar algumas das tensões e dos desafios ambientais enfrentados pelas cidades no século XXI. Pediram que as fotografias submetidas se debruçassem sobre temas de ação e ativismo ambiental na cidade e fossem acompanhadas por uma pequena peça refletiva com menos de 200 palavras discutindo o que está a ser ilustrado ou talvez escondido nas imagens. O objectivo era encorajar a produção de pequenos ensaios fotográficos que capturem visões contemporâneas de resistência e de transformação espacial urbana, no contexto de formas emergentes de ação e ativismo ambiental. As temáticas dos ensaios fotográficos submetidos foram muito diversas. Alguns dos ensaios debruçam-se sobre greves climáticas e outras formas de protesto ambiental, outros oferecem reflexões profundas sobre resistência dentro do paradigma extractivista do capitalismo contemporâneo, e outros documentam a destruição causada por projetos extractivistas de transformação do espaço urbano, entre outros temas e abordagens.

Exposição patente de 20 de maio a 2 de julho de 2022.

NEA KAVALA, NEA KAVALA é um breve registo, não documental, da passagem de Frederico Martinho pelo campo de refugiados, com o mesmo nome, em território grego, na região da Macedónia. No espaço do que já foi uma pista de aviação, centenas de pessoas aguardam, por um futuro constantemente adiado. O livro e as 10 fotografias surgem juntos em exposição porque são, em conjunto, um só estilhaço. Não uma explosão, nem uma imagem total, mas um pequeno fragmento de uma incursão pela rotina daquele lugar que, como outros, permanece, insistentemente, incompreensivelmente, à margem da nossa atenção.

Exposição patente de 5 a 26 de fevereiro de 2022.