O Festival Les Siestes regressa ao Jardim da Casa das Artes Bissaya Barreto, de 2 a 4 de setembro, com uma programação de música experimental. Originalmente realizado em Toulouse, França, teve a sua primeira edição em Portugal no ano de 2018, em Coimbra. A entrada é gratuita.

“O regresso do Festival Les Siestes é só por si uma enorme satisfação.”

Ao longo de 3 dias é possível assistir, com entrada gratuita no relvado da Casa, a DJ sets e a atuações ao vivo de Ocaso, Ece Canli e Nina Harker, Nocturnal Emissions, Caucenus e Esther, Nídia, Luis Pestana, Burnt Friedman & João Pais Filipe, neste regresso do Festival Les Siestes à Casa das Artes Bissaya Barreto. A edição de 2022 integra a Temporada Portugal — França 2022 e permite apreciar o trabalho resultante das residências que juntaram artistas que habitam em Portugal e em França, a convite dos curadores do festival.

Todos os concertos no alinhamento resultam de um processo criativo tangente a Portugal, contando com a presença de músicos de diversas nacionalidades, com a particularidade de o trabalho apresentado ter como foco, em algum momento, Portugal, seja pela da residência, ou porque mudaram para cá recentemente, ou até, porque o disco publicado é editado por um selo português.

Alexandre Lemos, programador cultural da Fundação Bissaya Barreto, afirma que “este festival simbolizou sempre, desde a primeira edição em Coimbra, uma enorme capacidade de ultrapassar barreiras e acreditar no futuro”, explicando ainda que “em 2022 este é também o festival da superação de 2 anos muito duros para todos. Artistas que não tocaram, festivais, como o Les Siestes que não aconteceram, todos os que dependem deste trabalho que não puderam trabalhar mas também todos os dias em que tivemos medo de sair de encontro ao desconhecido, todas as vezes, em quase dois anos, que sentimos saudades de dançar e vimos a nossa sanidade mental em risco, também, pela ausência desses momentos de liberdade e espontaneidade.”

 

A entrada é livre. As portas abrem às 17h e os concertos começam às 18h.

 

Programa do Festival Les Siestes Coimbra 2022

Sexta-feira – 2 de setembro
Ocaso

Sábado – 3 de setembro
Luis Pestana
Nocturnal Emissions
Caucenus & Esther
Nídia

Domingo – 4 de setembro
Ece Canli & Nina Harker
Burnt Friedman & João Pais Filipe

 

Entrada gratuita.