
Aprenda a medir e gerir o impacto das suas iniciativas, transformando dados em decisões estratégicas que fortalecem a missão da organização. Uma formação prática para responsáveis, técnicos e empreendedores da economia social que desejam implementar metodologias de avaliação, construir indicadores relevantes e integrar a gestão de impacto no dia a dia organizacional.
Destinatários
Responsáveis e técnicos das organizações da economia social.
Empreendedores(as) que pretendam adquirir conhecimentos sobre avaliação e gestão de impacto.
Objetivos
Garantir competências de avaliação e gestão de impacto aplicadas a contexto organizacional do empreendedor(a)/organização.
– Saber realizar processos de monitorização, avaliação e aprendizagem em contexto organizacional.
– Conseguir tomar decisões estratégicas com base em dados de impacto.
Conteúdos programáticos
– Conceitos de avaliação e gestão de impacto
– Teoria da Mudança e cadeia de valor social
– Metodologias de avaliação – vantagens e desvantagens
– Distinção entre monitorização e avaliação
– Programa dos 12 passos da avaliação de impacto
– Construção de indicadores de outputs e outcomes
– Construção e aplicação de instrumentos de avaliação
– Análise de dados de avaliação
– Processos de gestão de impacto
Formadora
Cláudia Pedra é Sócia Fundadora e Managing Partner da Stone Soup Consulting. Licenciou-se em Relações Internacionais no ISCSP (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas). Tem um mestrado em Estratégia, uma formação em Relacionamento Interpessoal e Trabalho de Equipa e um curso de Gestão de Projetos de Ajuda Humanitária. Cláudia Pedra tem 25 anos de experiência na área dos direitos humanos, e mais de 15 anos em gestão estratégica. As suas áreas de especialidade na Stone Soup são planeamento estratégico, modelos e planos de negócio social, estratégias de scaling up e sustentabilidade financeira. Coordenou e participou em mais de 85 processos de avaliação incluindo avaliação e gestão de impacto, em diferentes países e sobre diversas temáticas. Já aplicou metodologias tão diversas como o CAD/ OCDE, RCT, SROI, LBG, Prepost, postpre, entre muitas outras.
Carga horária
10h (3,5 + 3,5 + 3)
Data e horário
2, 4 e 5 de fevereiro de 2026, das 9h30 às 12h30/13h00
Modalidade de formação
Formação online, com recurso a Zoom e breakout rooms.
Preço
125,00 € (isento de IVA)
O preço inclui documentação e material de apoio.
Inscrições
A decorrer até 25/01/2026.
bit.ly/inscricao-AGI
Confirmação de inscrições sujeitas a pagamento prévio. Número de participantes limitado.
O CFBB reserva-se o direito de cancelar este curso até 1 semana antes da data de realização, caso não estejam reunidas as condições para a sua boa realização.
Para mais informações por favor utilize os contactos: formacao@fbb.pt ou 239 800 400.