Oficinas para grupos com necessidades especiais

As Oficinas para Grupos com Necessidades Especiais têm como objetivo, por um lado, motivar o participante a realizar as suas próprias criações artísticas a partir do contacto com as técnicas utilizadas em diversas obras de arte. Por outro lado, pretende-se trabalhar a autoestima, desenvolvendo a autonomia e a capacidade de concretização. As propostas das tarefas a realizar são adequadas às características dos participantes. Este desafio só poderá realizar-se promovendo parcerias com instituições vocacionadas para o acompanhamento de pessoas com necessidades especiais, através da organização de programas contínuos, com periodicidade regular.

Duração: 1 hora.
Acesso: 6 euros por participante (este valor engloba a inscrição na oficina e visita livre ao parque-jardim); inscrição prévia até uma semana antes da realização da oficina; no caso de se pretender realizar uma visita livre ao parque-jardim, sem participar numa oficina, o preço será de 4,40 euros por participante; preço de entrada para acompanhantes de Grupos com Necessidades Especiais no Portugal dos Pequenitos: 5 euros.
Lotação: entre 8 participantes (mín.) e 10 participantes (máx.).

  1. Pinturas com história

    Oficina de expressão plástica

    Antigamente as paredes das casas eram pintadas com tintas de cal e as carpintarias e serralharias com tintas de óleo. As tintas de diferentes cores que eram utilizadas para pintar os edifícios resultavam da adição e respetiva mistura de pigmentos com diferentes aglutinantes. Queres vir descobrir diferentes tipos de tinta no Portugal dos Pequenitos? Sabes qual é a proveniência dos pigmentos? O que são aglutinantes?
    Nesta oficina vamos ajudar-te a descobrir estas respostas e ensinar-te a fazer tintas de diferentes cores, recorrendo a técnicas tradicionais, de forma a que possas definir uma paleta de cores para colorires alguns desenhos por ti realizados ou outro tipo de objetos.

    Execução: Pedro Providência

  2. Cerâmica no Portugal dos Pequenitos

    Oficina de cerâmica

    Esta oficina vai despertar a curiosidade das crianças sobre as artes e ofícios tradicionais de Portugal, em particular da olaria. A partir da observação de objetos de cerâmica antigos, vamos explorar a criatividade das crianças desenvolvendo a técnica do rolinho para trabalhar o barro, designadamente, na produção de figurado com cenas de diferentes profissões do quotidiano rural.

    Execução: Cláudia Pires