O projeto Criar com Escolas visa reforçar a articulação com as escolas propondo abordagens transversais a temáticas variadas, assentes na metodologia de trabalho de projecto, flexíveis e abertas que estimulam o pensamento e criatividade e acolhem as singularidades, diversidade e complexidade de cada um.

O tema do trabalho a desenvolver no âmbito do projeto é anual e é concebido para ser realizado nas próprias escolas, de preferência em articulação com diferentes disciplinas e em parceria com o Serviço Educativo.

Os educadores e professores participam em formação especifica, creditada, orientada por especialistas na área educativa e cultural, para aprofundamento de temas e técnicas artísticas, apresentação e discussão dos Programas Educativos e recolha de depoimentos tendo em vista futuras programações.

Por outro lado, os alunos participam num conjunto de oficinas específicas, desenhadas tendo em consideração os pressupostos do trabalho a desenvolver no âmbito do projecto Criar com Escolas.

O culminar do projeto e devolução à comunidade é a realização de uma exposição coletiva, acompanhada de catálogo, no Portugal dos Pequenitos no final de cada ano letivo (maio). A exposição fica em exibição ao público até ao início do ano letivo seguinte (outubro). Na exposição, são expostos os trabalhos realizados pelos alunos das escolas que participam no projeto, seja o produto final (objeto construído), seja o processo de investigação (Diário de Bordo) que foi desenvolvido ao longo do trabalho.

Público-alvo: professores, educadores e alunos da educação pré-escolar, do ensino básico e da educação especial.
Acesso: A inscrição no projeto é gratuita.