Meter as mãos no barro | cerâmica

A partir das observações realizadas na visita guiada vamos construir com barro, como matéria-prima dos objetos que nos seduzem os olhos e inspiram as mãos.
Público-alvo: Pré-escolar, 1.º ciclo, 2.º ciclo e secundário.

 

Poesia e Prosa no Portugal dos Pequenitos | escrita criativa

Os muros e paredes das casinhas, na área das Casas Regionais, apresentam azulejos com textos de escritores portugueses.  Quem são? De que falam? Como rimam? Como riem ou como choram? E tu como escreverias?
Público-alvo: 1.º ciclo, 2.º ciclo e secundário.

 

Dentro da paisagem | expressão plástica

Sabias que antigamente as tintas eram feitas com o pigmento da cor selecionada misturado com diferentes tipos de aglutinantes como a cal nas paredes e nos tetos das casas ou o ovo em edifícios nobres, como as igrejas, e o óleo nas carpintarias e serralharias?

Será que ainda conseguimos fazer tintas? O que são pigmentos e aglutinantes?

Escolhe uma paisagem do Portugal dos Pequenitos, regista-o com as tuas tintas e coloca-te lá dentro.

Público-alvo: Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclo.

 

Caderno de viagem | expressão plástica

Visitar o Portugal dos Pequenitos é como fazer uma viagem imaginária a Portugal.

Nesta oficina cada um vai registar a sua viagem a partir de materiais e impressões recolhidos durante o percurso efetuado na visita guiada criando uma memória duradoura da sua experiência.
Público-alvo:1.º ciclo, 2.º ciclo e secundário.

 

Portugal dos Pequenitos em azul! | Cianotipia

Fazer fotografia sem máquina fotográfica? Sim é possível! Nesta oficina pretende-se dar a conhecer às crianças um método de criação de imagens sem a utilização de câmara. Uma forma mais plástica e alternativa de “fotografar” em tom azul.
Público-alvo: 1.º ciclo, 2.º ciclo e secundário.

Nota: Esta oficina só pode realizar-se em dias de sol. Quando isso não acontecer o Serviço Educativo substituirá por outra oficina.

 

Localizando | exploração geográfica

Se o Portugal dos Pequenitos é um puzzle feito de muitos monumentos, vamos identificar as suas pequenas peças de arquitetura e reconhecê-las nos monumentos reais. “Localizando” é um jogo que alia Geografia à História.
Público-alvo: Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclo