À chegada, todos tirámos uma fotografia com o espantalho, construído com materiais recicláveis. Entretanto, colhemos os cultivos que estavam nos camalhões. Apanhámos os produtos que foram semeados, entre eles: as cebolas, os tomates, as cenouras, os feijões, as couves e as curgetes. Também colhemos as batatas que foram plantadas. Todos os produtos colhidos foram lavados, descascados, cortados e colocados na panela onde estavam os outros ingredientes para fazer uma sopa deliciosa, com produtos biológicos, pois não usámos químicos nas nossas culturas.
Enquanto a sopa se fazia preenchemos o bilhete de identidade e a descrição da planta que constava no livro de registos das Hortas Pedagógicas, que fomos elaborando ao longo das sessões. Depois de termos o livro completo, fomos para o Auditório ver um filme intitulado “Biodiversidade no Hipermercado”, que nos explicou a origem dos vários alimentos que podemos comprar para consumir. Seguidamente comemos a nossa rica sopa que nos deu muita energia para depois irmos brincar num parque lúdico do Exploratório, antes de voltarmos ao auditório.
Para terminar este dia fantástico houve o concurso dos espantalhos, onde todos receberam um prémio, por apresentarem espantalhos ecológicos e originais. Depois, no momento de apresentação das escolas participantes, cantámos a canção “A nossa horta”, onde transmitimos a todos que “os legumes são saudáveis e que todos os devemos comer”. Os outros participantes apresentaram uma dança e adivinhas em Língua Gestual Portuguesa.
Para nunca nos esquecermos dos nossos produtos, lemos e ouvimos uns poemas sobre os mesmos. Como despedida ouvimos a história dos “Heróis da Horta” que nos relembrou a importância de cuidar das hortas. Esta atividade foi muito interessante porque nos transformou em pequenos agricultores que agora em casa podem ajudar os seus familiares a criar uma horta, para depois saborear alimentos saudáveis.
Texto coletivo 2ºA e 2ºB