No dia 13 de junho, duas turmas do CEIP Alba Plata, de Cáceres, visitaram o Colégio Bissaya Barreto e a cidade de Coimbra pela segunda vez, dando continuidade ao projeto de intercâmbio cultural que tem acontecido desde há quatro anos. Esta escola tem a particularidade de ter ensino bilingue, estimulando a comunicação entre pares em duas línguas estrangeiras, o espanhol e o inglês.
Foi um dia intenso e de muitas emoções, desde o momento da receção, ao som e balanço das marchas populares, num ensaio para a Festa Final de ano muito especial, em que todos puderam entrar no ritmo da música tradicional portuguesa, até à apresentação de atividades desenvolvidas por ambos os Colégios, no auditório, onde a troca de experiências e de projetos foi marcante – os alunos de espanhóis apresentaram o seu projeto de arte, em inglês e espanhol, e apresentaram uma adaptação da música “I’ve got a feeling”, com coreografia.
Já os alunos do Colégio apresentaram um teatro em Inglês (…) e entoaram vários hits nacionais e internacionais, num karaoke muito divertido e multicultural. As músicas cantadas em português, espanhol e inglês foram um grande sucesso e todos os alunos participaram ativamente, proporcionando momentos de partilha únicos e indescritíveis.
De seguida, e quase a chegar à hora de almoço, os alunos do 6º ano orientaram uma visita guiada pelo recinto do Colégio, em espanhol, aos alunos de Cáceres. O almoço-convívio aconteceu no refeitório do Colégio que, além de satisfazer o apetite e a sede, promoveu a troca de experiências entre os alunos, em várias línguas, incluindo o “portunhol”!
Após o almoço foi tempo de despedidas, troca de lembranças e de um “hasta luego!”…
Entretanto já era tempo de o grupo de alunos espanhóis se fazer ao caminho, para conhecer um pouco da nossa história, visitando monumentos e locais marcantes da cidade, como o “Portugal dos Pequenitos” e o centro histórico de Coimbra. Esta visita foi orientada por um guia da Câmara Municipal de Coimbra, seguindo um percurso pedonal entre a Universidade e ao Panteão Nacional, na Igreja de Santa Cruz.
Foi um dia inesquecível e já estamos ansiosos pelo próximo encontro ibérico!
Maria João Arruda
Coordenadora do 2º ciclo