PERGUNTAS FREQUENTES

O que é a linha de ajuda SOS PESSOA IDOSA?

É uma forma rápida de obter ajuda para uma situação que o/a preocupa.

Se não tiver dinheiro para conversar?

Pode deixar o seu contacto e um profissional preparado devolver-lhe-á a chamada no mais curto espaço de tempo possível.

Se tiver vergonha de contar a minha situação?

O nome e a morada da pessoa que apela são confidenciais. Só em caso de interesse e se for da vontade do(a) apelante esses dados serão divulgados.

Se quiser falar pessoalmente com alguém?

Pode pedir um atendimento directo e marcar uma entrevista para o dia e hora que lhe for mais conveniente.

Se quiser falar pessoalmente com alguém, mas não me puder deslocar?

Um profissional deslocar-se-á à morada fornecida em data e hora previamente acordadas.

Se quiser informações sobre direitos e serviços disponíveis?

Essas e outras informações que deseje ser-lhe-ão dadas pelos profissionais afectos ao programa SOS PESSOA IDOSA

Se tiver medo de represálias de quem maltrata?

A situação será sempre avaliada com rigor e nada será feito que vá contra a vontade e o interesse da pessoa que nos pede ajuda.

Como funciona o encaminhamento para outros serviços?

Caso se conclua que há necessidade de uma outra intervenção (serviços de saúde, justiça, segurança social, outra) e se for da concordância e vontade da pessoa, o programa SOS PESSOA IDOSA fará o encaminhamento, marcações necessárias, e acompanhará em todo o processo.

O que é a mediação familiar?

É uma forma de resolver conflitos familiares com o apoio de um profissional competente (mediador) que ajudará a construir um acordo que salvaguarde o interesse de todos os intervenientes e o bem-estar da pessoa idosa.