Crianças e famílias

Oficinas aos Fins de Semana e Feriados

Oficinas de Funcionamento Contínuo
As Oficinas aos Fins de Semana e Feriados têm como objetivo proporcionar um convívio lúdico, através de atividades que envolvem referências à arte popular e outras, apresentando propostas que estimulem a imaginação e a criatividade da criança. Dependendo das idades, pretende-se que a criança, sozinha ou acompanhada por um familiar/adulto, em contacto com as obras expostas realize as suas próprias criações. As Oficinas aos Fins de Semana e Feriados têm funcionamento contínuo e permitem que o participante, sozinho ou em família, chegue a qualquer hora, dentro do horário indicado, concretize uma atividade criativa associada ao tema da oficina, de forma autónoma e/ou com o apoio de um artista-educador da equipa do Serviço Educativo que estará presente.
Público-alvo: crianças e famílias; crianças dos 3 aos 12 anos, quando acompanhadas por um adulto.
Funcionamento: as oficinas ocorrem em alguns fins de semana e feriados.
Acesso: entrada gratuita Lotação: 15 participantes (máx.); cada criança/família não deverá exceder 1 hora no desenvolvimento da atividade, para permitir a participação de outras crianças/ famílias.

Oficinas para Bebés

As Oficinas para Bebés ao fim de semana e feriados destinam-se a bebés, a partir dos 8 meses, e crianças, até aos 4 anos, acompanhadas, pelo menos, por um adulto. Pretende-se com estas oficinas desenvolver jogos e atividades lúdicas de expressão plástica (pintura, modelação, colagens…) expressão corporal e verbal. De forma divertida, ao longo de 60 minutos, descobriremos as cores e sons, as estórias e o movimento, à medida que a imaginação se solta e se alicerça na cumplicidade entre grandes e pequeninos.
Público-alvo: bebés, a partir dos 8 meses, crianças, até aos 4 anos, e famílias.
Duração: 1 hora.
Acesso: 8 euros por bebé/criança (este valor engloba a visita livre ao parque-jardim). Os adultos acompanhantes pagam o preço de tabela de entrada no parque-jardim de 10 euros; inscrição prévia.
Lotação: entre 8 bebés/crianças (mín.) e 12 bebés/crianças (máx.).

Oficinas nas Férias Escolares

As Oficinas nas Férias Escolares destinam-se a crianças que procuram ocupar o período de férias escolares, adquirindo conhecimentos através de práticas nas áreas da arquitetura e artes. Além de atividades essencialmente focalizadas na Arte Popular Portuguesa e na Arte Erudita, serão introduzidos outros conteúdos que entusiasmem e proporcionem motivação para as produções que resultarão em formas concebidas com liberdade criativa.
Público-alvo: Crianças dos 6 aos 12 anos.
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, em período de férias escolares; duas oficinas por dia: 10:00–13:00 | 14:30–17:30.
Acolhimento: das 9:00 às 10:00 e das 17:30 às 18:00.
Almoço: das 13:00 às 14:30.
Acesso: 9 euros por participante; inscrição prévia até uma semana antes da realização da oficina. Lotação: entre 15 participantes (mín.) e 20 participantes (máx.).

Oficinas para Festas de Aniversário
O objetivo destas oficinas é oferecer a pais e educadores a possibilidade de proporcionarem a seus filhos e educandos um espaço apelativo onde possam celebrar o seu aniversário desenvolvendo um conjunto de atividades lúdicas de acordo com as idades, acompanhadas por artistas-educadores especializados.
Público-alvo: dos 3 aos 12 anos.
Duração: 3 horas.
Funcionamento: todos os dias da semana; duas oficinas por dia: 10:00–13:00 | 14:00–17:00.
Acesso: 9 euros por participante (no mínimo 18 participantes);
Inscrição prévia até uma semana antes da data pretendida. Gratuitidade: dois adultos acompanhantes.