Oficinas aos Fins de Semana e Feriados

O Portugal dos Pequenitos promove durante os sábados de setembro um conjunto de Oficinas.

As Oficinas aos Fins de Semana e Feriados têm como objetivo proporcionar um convívio lúdico, através de atividades que envolvem referências à arte popular e outras, apresentando propostas que estimulem a imaginação e a criatividade da criança.
Dependendo das idades, pretende-se que a criança, sozinha ou acompanhada por um familiar/adulto, em contacto com o património do Portugal dos Pequenitos e diversas técnicas artísticas realize as suas próprias criações. As Oficinas aos Fins de Semana e Feriados têm funcionamento contínuo e permitem que o participante, sozinho ou em família, chegue a qualquer hora, dentro do horário indicado, concretize uma atividade criativa associada ao tema da oficina, de forma autónoma e/ou com o apoio de um artista-educador da equipa do Serviço Educativo que estará presente.

Público-alvo: crianças e famílias; crianças dos 3 aos 12 anos, quando acompanhadas por um adulto.
Funcionamento: sábados e feriados das 11:00 – 13:00 e das 12:00 – 17:00
Acesso: entrada gratuita
Lotação: 15 participantes (máx.); cada criança/família não deverá exceder 1 hora no desenvolvimento da atividade, para permitir a participação de outras crianças/famílias.

dia 14 | sábado
Mapeamento cromático | Oficina têxtil
Feltragem manual com água e sabão, manipulação têxtil, criatividade, sentido estético, desenho, património imaterial português, arte, ciências/meio-ambiente.
Mapeamento cromático, é uma oficina, que conjuga os diferentes sentidos, e se materializa em desafios de exploração cromática e das potencialidades da associação de lã, água e sabão, através da técnica de feltragem manual. Vamos observar a palete de cores das edificações e transpor para a lã as nossas descobertas, criando pedaços de tecido para formar um painel cromático coletivo representativo das “temperaturas do parque”.
Execução: Fátima Miranda

dia 21| sábado
Cerâmica no Portugal dos Pequenitos | Oficina de cerâmica
Esta oficina vai despertar a curiosidade das crianças sobre as artes e ofícios tradicionais de Portugal, em particular da olaria. A partir da observação de objetos de cerâmica antigos, vamos explorar a criatividade das crianças desenvolvendo a técnica do rolinho para trabalhar o barro, designadamente, na produção de figurado com cenas de diferentes profissões do quotidiano rural.
Execução: Cláudia Pires

dia 28 | sábado
Pinturas com história | Oficina de expressão plástica
Património Arquitetónico Técnicas tradicionais de construção, pintura, desenho e construção de objetos. Antigamente as paredes das casas eram pintadas com tintas de cal e as carpintarias e serralharias com tintas de óleo. As tintas de diferentes cores que eram utilizadas para pintar os edifícios resultavam da adição e respetiva mistura de pigmentos com diferentes aglutinantes. Queres vir descobrir diferentes tipos de tinta no Portugal dos Pequenitos? Sabes qual é a proveniência dos pigmentos? O que são aglutinantes?
Nesta oficina vamos ajudar-te a descobrir estas respostas e ensinar-te a fazer tintas de diferentes cores, recorrendo a técnicas tradicionais, de forma a que possas definir uma paleta de cores para colorires alguns desenhos por ti realizados ou outro tipo de objetos.
Execução: Melânia Ramos

Para mais informações: portugalpequenitos@fbb.pt ou 239 801170/239441715