Oficinas aos Fins de Semana e Feriados

O Portugal dos Pequenitos promove durante os sábados de novembro um conjunto de Oficinas.

As Oficinas aos Fins de Semana e Feriados têm como objetivo proporcionar um convívio lúdico, através de atividades que envolvem referências à arte popular e outras, apresentando propostas que estimulem a imaginação e a criatividade da criança.
Dependendo das idades, pretende-se que a criança, sozinha ou acompanhada por um familiar/adulto, em contacto com o património do Portugal dos Pequenitos e diversas técnicas artísticas realize as suas próprias criações. As Oficinas aos Fins de Semana e Feriados têm funcionamento contínuo e permitem que o participante, sozinho ou em família, chegue a qualquer hora, dentro do horário indicado, concretize uma atividade criativa associada ao tema da oficina, de forma autónoma e/ou com o apoio de um artista-educador da equipa do Serviço Educativo que estará presente.

Público-alvo: crianças e famílias; crianças dos 3 aos 12 anos, quando acompanhadas por um adulto.
Funcionamento: das 11:00 – 13:00 e das 14:00 – 17:00
Acesso: incluído no bilhete de entrada
Lotação: 15 participantes (máx.); cada criança/família não deverá exceder 1 hora no desenvolvimento da atividade, para permitir a participação de outras crianças/famílias.

dia 1 | sexta
Narrativas de Teatro | Oficina de teatro

Aqui, os mais prodigiosos atores do reino teatralizarão uma estória vivida por personagens reais, protagonizando amores interesseiros e algumas missões impossíveis que decidirão o futuro do país. Nunca foste o D. Dinis, nem o Marquês? Que tal ser D. Afonso Henriques, D. Pedro, Dona Inês? Dona Filipa de Lencastre, talvez. Vou ser um vassalo, a aia, um jogral, um cavaleiro, o guarda real. Sou Camões e D. João I. E se formos o Infante D. Henrique, a Rainha Santa Isabel, Dona Catarina de Bragança, uma duquesa intriguista, um visconde desarmado, o ferreiro desajeitado, um espanhol desvairado e a padeira que lhe fez frente? Vamos a isso!?
Execução: Melânia Ramos


dia 2 | sábado
Pinturas com história| Oficina de expressão plástica

Antigamente as paredes das casas eram pintadas com tintas de cal e as carpintarias e serralharias com tintas de óleo. As tintas de diferentes cores que eram utilizadas para pintar os edifícios resultavam da adição e respetiva mistura de pigmentos com diferentes aglutinantes. Queres vir descobrir diferentes tipos de tinta no Portugal dos Pequenitos? Sabes qual é a proveniência dos pigmentos? O que são aglutinantes.Nesta oficina vamos ajudar-te a descobrir estas respostas e ensinar-te a fazer tintas de diferentes cores, recorrendo a técnicas tradicionais, de forma a que possas definir uma paleta de cores para colorires alguns desenhos por ti realizados ou outro tipo de objetos.
Execução: Melânia Ramos

dia 9 | sábado
SOAPY: do óleo ao sabão | Oficina de meio ambiente

A oficina tem uma forte componente de consciencialização ambiental de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável através dos 3R´s (Reduzir, reutilizar e reciclar). Na parte prática, os participantes têm a possibilidade de transformar um desperdício perigoso para o ambiente (óleo alimentar usado) em sabão líquido perfumado.
Execução: EcoXperience, Lda.

dia 16| sábado
Mapeamento cromático | Oficina têxtil

Mapeamento cromático, é uma oficina, que conjuga os diferentes sentidos, e se materializa em desafios de exploração cromática e das potencialidades da associação de lã, água e sabão, através da técnica de feltragem manual. Vamos observar a palete de cores das edificações e transpor para a lã as nossas descobertas, criando pedaços de tecido para formar um painel cromático coletivo representativo das “temperaturas do parque”.
Execução: Fátima Miranda

dia 23| sábado
Cerâmica no Portugal dos Pequenitos | Oficina de cerâmica

Esta oficina vai despertar a curiosidade das crianças sobre as artes e ofícios tradicionais de Portugal, em particular da olaria. A partir da observação de objetos de cerâmica antigos, vamos explorar a criatividade das crianças desenvolvendo a técnica do rolinho para trabalhar o barro, designadamente, na produção de figurado com cenas de diferentes profissões do quotidiano rural.
Execução: Cláudia Pires

dia 30| sábado
Imagerie Ciano: Portugal dos Pequenitos em azul! | Oficina de fotografia

Fazer fotografia sem máquina fotográfica? Sim é possível! Nesta oficina pretende-se dar a conhecer às crianças um método de criação de imagens sem a utilização de câmara. Uma forma mais plástica e alternativa de “fotografar” em tom azul. Este processo alternativo da fotografia, foi inventada no séc. XIX, como técnica de impressão de imagens, estas obtêm-se por contacto direto (fotograma).
Execução: Nélia Zacarias

A programação das Oficinas aos Fins de Semana e Feriados poderá estar sujeita a alterações, nomeadamente, por motivos meteorológicos.

Para mais informações: portugalpequenitos@fbb.pt ou 239 801170/239441715

Programa de Animação - Outubro/Dezembro

• Semana de 28 de outubro a 3 de novembro

Pão por Deus

A cada criança será entregue um saco. De seguida, será explicada a tradição portuguesa, uma vez que coincide com o Halloween e gera confusão aos mais pequenos. Posteriormente, será dado um mapa às crianças que, de acordo com as cruzes do mapa, terá de se dirigir e pedir o pão por Deus. Nesse local, o funcionário dará um rebuçado ou chocolate.

Local: Museu do Traje
Horário: 10h – 11h30 // 14h30 – 17h

• Semana de 4 a 10 de novembro

Contar lendas da história de Portugal

Horário: 10h – 11h30 // 14h30 – 17h
Animação de rua: Princesas e padeira de Aljubarrota

• Semana de 11 a 17 de novembro

Dia de S. Martinho – Magusto e contar a lenda ao mais pequenos

Local: Rua – zona das casinhas
Horário: 10h – 11h30 // 14h30 – 17h
Animação de rua: Padeira

• Semana de 18 a 24 de novembro

Dia Internacional dos Direitos da Criança

Jogo de correspondência imagem-frase. As crianças serão convidadas a associar cada uma das imagens a uma frase do jogo, isto só será possível com a ajuda do familiar. Se completarem o jogo correctamente terão direito a um presente simbólico, acompanhado de uma das frases.

Local: Pavilhão da Índia
Horário: 10h – 11h30 // 14h30 – 17h
Animação de rua: Princesas, piratas, palhaços

• Semana de 25 de novembro a 1 de dezembro

Vamos à pesca nos lagos do Portugal dos Pequenitos

Num dos lagos serão colocados peixes e naus para que as crianças tentem pescar o maior número de peixes.

1 de dezembro – Será contado às crianças porque é que este dia é tão marcante na história de Portugal
Local: Lago da Torre de Belém
Horário: 10h – 11h30 // 14h30 – 17h
Animação de rua: Piratas e princesas

• Semana de 2 a 8 de dezembro:

Jogo da Conservação da Vida Selvagem

Será colocado em duas mesas dois jogos com ambientes diferentes (ambiente aquático e terrestre). Será perguntado às crianças o que poderão fazer para ajudar a conservar o habtitat daqueles animais e assim protegê-los.

Local: Museu do Traje
Horário: 10h – 11h30 // 14h30 – 17h
Animação de rua: Biólogos

• Semana de 9 a 15 de dezembro

Dia Internacional dos Direitos Humanos

Placard “Para si o que são os Direitos Humanos?” – Tanto crianças como os adultos podem preencher o placard com desenhos ou frases. No fim, será entregue um bilhete com um dos direitos.

Local: India
Horário: 10h – 11h30 // 14h30 – 17h
Animação de rua

• Semana de 16 a 22 de dezembro

Vamos enfeitar a árvore de Natal do Portugal dos Pequenitos!

– Cada criança poderá desenhar, pintar ou escrever algo nos enfeites de Natal e de seguida colocá-la na árvore.

Local: Museu do Traje
Horário: 10h – 11h30 // 14h30 – 17h
Animação de rua: Duendes – ajudantes do Pai Natal

• Semana de 23 a 29 de dezembro:

Os desejos de Natal

Será entregue a cada criança uma estrela para desenhar ou escrever. No fim, irá colocar o seu desejo no cesto que estará debaixo da árvore de Natal.

Local: Museu do traje
Horário: 10h – 11h30 // 14h30 – 17h
Animação de rua: Duendes – ajudantes do Pai Natal