QUANDO O NOSSO QUERER SE SENTE APOIADO NUMA VONTADE DE FAZER, DE REALIZAR SEM INTERESSES PRÓPRIOS, MAS EM DEFESA DOS INTERESSES DOS QUE PRECISAM, DOS QUE NÃO TÊM NOME, DOS QUE CAMINHAM A NOSSO LADO E NÓS NÃO CONHECÊSSEMOS, A PROVIDÊNCIA EXALTA AS NOSSAS FORÇAS RESIDUAIS, MOBILIZA ENERGIAS OCULTAS E PERMITE ATÉ IR ALÉM DO QUE SE JULGAVA REALIZÁVEL.

Bissaya Barreto

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO BISSAYA BARRETO

O Centro de Documentação Bissaya Barreto (CDBB) é um serviço cultural da FBB, aberto ao público desde 2009, que tem como função central a reunião, conservação, tratamento e divulgação da documentação produzida por/sobre o Professor Bissaya Barreto, visando a promoção do estudo, conhecimento e divulgação da Vida e da Obra de Bissaya Barreto, bem como da Fundação por ele criada em 1958.

O Centro de Documentação possui instalações próprias integradas na Casa Museu Bissaya Barreto

No âmbito da sua regular atividade de estabelecimento de parcerias com instituições congéneres, cuja documentação manifeste relevância para o estudo de Bissaya Barreto, da sua Vida, Obra e Legado, destaca-se, de forma particular, o acordo de cooperação entre o Arquivo da Universidade de Coimbra e a Fundação Bissaya Barreto.

Missão

Promover a investigação, o conhecimento e a divulgação da Vida e da Obra de Fernando Bissaya Barreto e da Fundação por ele criada.

Objetivos

Proceder ao tratamento, conservação e difusão da informação (arquivística e bibliográfica) produzida por/sobre Bissaya Barreto, a sua Vida, Obra e Legado.

Difundir a informação detida, através da publicação de instrumentos de descrição, de fontes e estudos, de exposições, da participação em fóruns científicos e outras atividades de interesse cultural.

Apoiar a pesquisa e assegurar a consulta da documentação à sua guarda, fomentando a investigação.

Estabelecer contactos e parcerias que potenciem o cruzamento de informação com instituições congéneres, outros arquivos públicos ou privados, pessoais, de famílias ou empresas com relevância para a história de Bissaya Barreto, Obra e Legado.

Fomentar o enriquecimento do património documental através da incorporação, por aquisição ou doação, de documentos de natureza diversa, em qualquer tipo de suporte, desde que se revelem de significativo interesse para a investigação e conhecimento da Vida e da Obra de Bissaya Barreto e se situem no domínio temático do seu acervo.

Assegurar o apoio documental e informativo a projetos e atividades promovidos pela Fundação Bissaya Barreto.

Serviços Disponibilizados

Informação e Referência
Pesquisa e Consulta
Reprodução/Digitalização
Visitas Guiadas
Exposições
Venda de publicações da Fundação Bissaya Barreto

Horário de Atendimento

De terça a quinta-feira das 14:00h às 17:30h.
Encerra no mês de Agosto e dias feriados.
Responsável: Dr.ª Marta Gama
Documentalista: Dr. João Paulo Simões

Rua da Infantaria 23 (aos Arcos do Jardim)
3000-219 Coimbra
T.: + 351 239 853800
F.: + 351 239 853806
E.: centro.documentacao@fbb.pt

DOCUMENTAÇÃO ARQUIVÍSTICA E BIBLIOGRÁFICA

O Centro de Documentação Bissaya Barreto é constituído por documentação arquivística e bibliográfica (monografias e publicações periódicas) essencial para o estudo e investigação de Bissaya Barreto, enquanto cidadão, médico, político, empresário, professor catedrático e promotor de uma vasta rede de organismos assistenciais, implementada na região centro do país durante as décadas de 30 a 70 do século XX. Um conjunto relevante de fontes para a investigação multidisciplinar no âmbito das ciências sociais e humanas e, em particular, para a história da assistência pública e da medicina social, da assistência à criança e à mulher, da educação na primeira infância, da pedagogia, do património arquitetónico e artístico, da história local e regional, da ideologia política, das instituições e de tantos outros domínios.
No que respeita à documentação arquivística, o Centro de Documentação Bissaya Barreto disponibiliza o arquivo pessoal de Bissaya Barreto, bem como algumas séries documentais da Fundação Bissaya Barreto, fontes imprescindíveis para o estudo da Vida e da Obra de Bissaya Barreto e do seu legado, cujos instrumentos de descrição arquivística pode consultar a partir daqui: arquivo pessoal de Bissaya Barreto e séries documentais da FBB disponíveis para consulta

Encontra-se ainda disponível o Núcleo Documental Bissaya Barreto: um conjunto de cópias digitais da documentação do Arquivo da Assembleia Distrital de Coimbra, produzida pela Junta Geral de Distrito, Junta de Província da Beira Litoral e Junta Distrital de Coimbra; núcleo este constituído no âmbito de um acordo de cooperação entre a Fundação Bissaya Barreto (FBB) e o Arquivo da Universidade de Coimbra (AUC), detentor desta documentação. Um núcleo fundamental para a investigação da atividade desenvolvida por Bissaya Barreto, enquanto presidente daqueles organismos e para o estudo da Obra Social por si promovida e que pode conhecer aqui: NDBB

O acervo bibliográfico conta com mais de 6500 monografias versando, entre outros, sobre temáticas relacionadas com a História da Saúde, Medicina e Assistência, Higiene, Puericultura e Pedagogia, Serviço Social e Medicina Social, Administração Hospitalar, Tuberculose, Doenças Venéreas, Sezonismo, Lepra, Psiquiatria, História de Portugal (República e Estado Novo), História local e regional e História da Arte (os artistas representados na sua coleção de arte e Obra Social). A este acervo acrescem ainda mais de 400 títulos de publicações periódicas de Medicina. Destaca-se todo o relevante conjunto de obras em que Bissaya Barreto é autor e toda a bibliografia passiva publicada sobre o Homem e a sua Obra.

MOSTRAS DOCUMENTAIS

Ao longo de 2017, a  iniciativa “O documento do mês” pretendeu dar a conhecer um documento em particular do Centro de Documentação Bissaya Barreto, relacionando-o com um acontecimento da Vida, da Obra ou do Legado de Bissaya Barreto, ocorrido no mês em questão.

Mensalmente, destacámos um documento que ajudou a aprofundar o conhecimento sobre um acontecimento, ao mesmo tempo que deixámos pistas para outros conteúdos disponíveis no Centro de Documentação Bissaya Barreto, com o objetivo de despertar o interesse pela temática abordada e reforçar o convite para uma visita presencial.

2017 Janeiro

2017 Fevereiro

2017 Março

2017_Abril

2017 Maio

2017 Junho

2017 Julho

2017 Setembro

2017 Outubro

2017 Novembro

2017 Dezembro

Em 2018, o Centro de Documentação Bissaya Barreto retoma as mostras documentais no seu espaço, através das quais continua a dar a conhecer a Vida e a Obra do seu patrono. Fica o convite para uma visita.