O Patrono: Fernando Bissaya Barreto

Esta que é hoje uma Casa Museu foi, durante quase 50 anos, a residência particular de Fernando Bissaya Barreto (1886-1974), eminente catedrático de Medicina da Universidade de Coimbra, médico cirurgião, humanista e filantropo, referência maior da história da assistência e medicina social em Portugal.

 

Uma visita a esta Casa Museu proporciona uma aproximação aos seus espaços de intimidade e recolhimento. O edifício e as suas particularidades arquitetónicas, o jardim e a sua estética decorativa e ornamental, o recheio mobiliário e as coleções de arte, revelam a importância que os valores da Beleza, da Ordem, da Perfeição e da Estética representaram na vida de Bissaya Barreto. Grandezas de importância que não reclamou apenas ao seu bem-estar pessoal mas que impôs à construção e ornamentação dos inúmeros estabelecimentos assistenciais, por sua ação edificados, na região centro do país.

 

A Casa Museu Bissaya Barreto é sede da Associação Portuguesa de Casas-Museu – A.P.C.M., de que é sócia fundadora, e é parceira fundadora da Coimbra – Rede de Museus.