Formação Pedagógica Inicial de Formadores

O programa foi concebido com vista a contribuir para que, no final da formação, os futuros formadores, sejam capazes de:

i) Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal: Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal; Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;  Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática.

ii) Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação: Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização; Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa; Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação; Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação; Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada; Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto; Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.

iii) Refletir sobre os sistemas de formação: Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional. O formador deverá ser capaz de estabelecer uma relação pedagógica diferenciada, dinâmica e eficaz com múltiplos grupos ou indivíduos, de forma a favorecer a aquisição de conhecimentos e competências, bem como o desenvolvimento de atitudes e comportamentos adequados ao desempenho profissional, tendo em atenção as exigências atuais e prospetivas do mercado de emprego.

Início: Duração: 102 horasFicha de Inscrição

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