Pós-Graduação em Cuidados Continuados e Paliativos

A Pós-Graduação em Cuidados Continuados e Paliativos foi desenhada com o intuito de fornecer uma formação sólida aos profissionais que trabalham ou venham a trabalhar com pacientes com doença crónica, incapacitante e/ou terminal quer em Portugal quer em qualquer país europeu.

Esta formação avançada assume especial importância dadas as políticas de saúde nacionais que defenderam a criação de uma Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados em 2006, a inclusão de equipas de saúde mental em 2010 e a criação de uma Rede Nacional de Cuidados Paliativos em 2015.

Segue as recomendações da Associação Europeia de Cuidados Paliativos (EAPC), integrando especialistas de diversas áreas científicas, quer da Rede Nacional quer de instituições europeias. Este curso baseia-se na ideia de que os Cuidados Continuados e Paliativos devem ser interdisciplinares e por isso exige uma formação interdisciplinar, abrangendo todos os aspetos do cuidado destes pacientes, incluindo as perspetivas biológicas, psicossociais e éticas.

Início: De Janeiro a Setembro de 2020Duração: 160 horasVer cursoFicha de Inscrição

Pós-Graduação em Abordagem ao Doente Crítico

Atualmente, a formação contínua traduz-se num grande desafio para os profissionais de saúde, em especial, para os enfermeiros. As mudanças que, recentemente, se têm operado, em termos de aumento de complexidade dos problemas de saúde dos cidadãos, a sofisticação das tecnologias, quer de diagnóstico quer de tratamento, impõem aos enfermeiros que exercem a sua atividade profissional em unidades de urgência a necessidade de uma constante actualização dos conhecimentos e práticas dirigidas, fundamentalmente, ao doente crítico.

A Pós-Graduação em Abordagem ao Doente Crítico está estruturada para promover o desenvolvimento de competências cognitivas, psicomotoras e ético-relacionais a quanda da sua intervenção à pessoa /família em situações de urgência.

Início: De Janeiro de 2020 a Janeiro de 2021Duração: 256 horasVer cursoFicha de Inscrição

Pós-Graduação em Introdução à Ortodontia

O campo da Ortodontia encontra-se em acentuado desenvolvimento, sendo o seu domínio uma mais-valia para quem se dedica à atividade clínica aplicada às Ciências Dentárias. É uma necessidade emergente formar Médicos Dentistas que pretendam dedicar-se a esta área, de modo a melhorar a sua preparação inicial para posterior continuação da sua formação num mestrado académico. Na globalidade, pretende-se que o estudante fique habilitado e competente para o diagnóstico e o plano de tratamneto das más-oclusões e deformidades dentofaciais. Uma atenção especial é dada à aplicação clínica dos conteúdos abordados, no sentido de encaminhar o profissional para uma eventual formação especializada mais avançada na área da Ortodontia.

Início: De Janeiro a Novembro de 2020Duração: 275 horasVer cursoFicha de Inscrição