Sessão de Continuidade - "Liderança na UCI do Hospital Infanta Elena"
Realiza-se, dia 20 de novembro, às 17h45, no Centro de Formação Bissaya Barreto – Campus do Conhecimento e da Cidadania, a sessão “Liderança na UCI do Hospital Infanta Elena”.
 Esta ação, que consiste na discussão de um caso, orientada pelo professor José António Fonseca Pires, pretende dar continuidade à dinâmica do PADIS – Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde, que tem nova edição em Coimbra, em janeiro de 2019, promovida pelo Centro de Formação Bissaya Barreto e a AESE Business School.


Destinatários – altos dirigentes de instituições de Saúde nos setores público, privado e social.

A sessão de continuidade é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, até dia 15 de novembro 

Informações
Inscrições



PADIS 2019 – Formação Especializada para Dirigentes de Instituições de Saúde vai ter nova edição em Coimbra

O PADIS – Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde, promovido pela AESE Business School e pelo Centro de Formação Bissaya Barreto terá em Coimbra, em janeiro de 2019, uma nova edição. O Programa destina-se a altos dirigentes de Instituições de Saúde nos setores público, privado e social e constitui uma oportunidade real de aperfeiçoamento pessoal, profissional e organizacional.

O Programa tem como objetivos treinar a capacidade de articulação e de integração em grupos de trabalho multidisciplinares; exercitar as competências de diálogo e de respeito interpares perante problemas reais complexos; melhorar as capacidades para integrar, organizar, motivar e dirigir pessoas; atualizar os conhecimentos, a perícia e as aptidões diretivas; ampliar o conhecimento das diversas vertentes e interações que constituem a Gestão das Instituições de Saúde numa perspetiva de otimização e racionalização dos recursos; melhorar a capacidade de decidir, analisando o seu impacto nas outras áreas do Sistema de Saúde; desenvolver uma maior aptidão para compreender a realidade interna e o contexto social e económico em que se insere o Sistema de Saúde.

A base do processo formativo é o Método de Caso, um processo vivo e interativo de aprendizagem, descoberta e partilha, que permite a cada participante desenvolver competências analíticas, favorecendo a decisão prudente.

A nova edição decorre de janeiro a maio, no Centro de Formação Bissaya Barreto, com a duração de 12 semanas. É compatível com o trabalho profissional, requerendo a presença dos participantes nas sessões de trabalho, durante dois meios-dias e incluí uma visita de 3 dias à Clínica Universidad de Navarra.

Mais informações: [clique aqui]

Inscrição online: [clique aqui]

Curso “Direito Tutelar dos Menores (crianças e jovens): promover ou prevenir?”

O Curso tem como Objetivo Geral Conhecer as diversas especificidades do Direito dos Menores (das Crianças e dos jovens) no quadro legal português; analisar o sistema de proteção e das medidas de promoção, evidenciando desafios e dificuldades sentidas na prática e será ministrado por Mara Lopes docente da UC e do IPL.

Teve como participantes Licenciados/as: Profissionais da área da justiça, educação, saúde, serviço social, psicologia, psiquiatria, criminologia.

Como conteúdos programáticos serão abordados: O Direito das Crianças e dos Jovens: enquadramento conceitual e legislativo; . As crianças e os jovens e a problemática do sistema de educação; . As medidas de promoção e o sistema de proteção; . Responsabilidades parentais e alienação parental.

Curso Breve de Encarregado de Proteção de Dados

O Centro de Formação Bissaya Barreto realizou, nos dias 5 e 6 de julho, o Curso de Encarregado de Proteção de Dados, de 12 horas. A formação foi ministrada pela Dr.ª Mara Lopes, docente na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Instituto Politécnico de Leiria. O objetivo foi que os participantes ficassem a conhecer as principais alterações ao Regime de Proteção de Dados, introduzidas pelo novo Regulamento comunitário de 2016 (RGPD), os principais desafios que se colocam aos profissionais, Organizações e Instituições que recolhem e trabalham com Dados Pessoais. Pretendeu-se, ainda, refletir sobre as obrigações e procedimentos de cada um dos intervenientes, em especial sobre o Encarregado de Proteção de Dados.

A formação teve como participantes licenciados/as, trabalhadores por conta de outrem ou por conta própria, profissionais da área da justiça, saúde, ensino, mediação de seguros, contabilidade, fiscalidade e outros.

Conferência / A Implementação da Estratégia - Segredos para o Sucesso

O Centro de Formação Bissaya Barreto e a AESE Business School promoveram no passado dia 20 de Fevereiro, uma Conferência proferida pelo Prof. Carlos Folle do IEEM, Escola de Negócios da Universidade de Monte Video,  sobre o tema “A Implementação da estratégia”.

Seminário AESE / Gestão Eficaz do Projecto de Internacionalização

O CFBB em parceria com a AESE Business School promoveu em Novembro de 2016 o Seminário de Gestão Eficaz do Projecto de Internacionalização.

 

Informação

A nossa Missão é a sua Formação
Seminário/Workshop - Novo Sistema de Normalização Contabilística na Administração Pública (SNC-AP)

 

O Centro de Formação Bissaya Barreto promoveu, no dia 23 de março 2016, um Seminário/Workshop sobre o novo Sistema de Normalização Contabilística na Administração Pública (SNC-AP).

 

Com a publicação do Decreto-Lei n.º 192/2015, de 11 de Setembro, que veio aprovar o novo SNC-AP – Sistema de Normalização Contabilística para a Administração Pública, é revogado o atual POCP e demais planos sectoriais (Ex: POCAL) integrando os subsistemas de contabilidade orçamental, financeira e de gestão.

 

Tendo em conta que, a partir de 2017, o novo normativo será de aplicação obrigatória, afigura-se de vital importância dotar os profissionais e dirigentes da administração pública (Municípios, Freguesias, Universidades, Instituições de Saúde, entre outros), contabilistas, Controllers e Analistas Financeiros de toda a informação de cariz técnico que os habilite a lidar com o processo de transição de planos contabilísticos que agora se inicia.

 

Assim, com o presente seminário pretende-se oferecer um panorama geral sobre o novo sistema contabilístico, realçando as principais alterações face ao POCP e restantes planos sectoriais e, fazendo um análise mais aprofundada sobre NCP26 – Contabilidade e Relato Orçamental.

 

Formadores Dr. Arménio Bernardes / Dr. Olinto Vieira

 

Consulte o Programa

 

A nossa Missão é a sua Formação
Conferência A Reabilitação Urbana como Oportunidade de Negócio - 12.11.15

cartazfinalconferencia051115

Num contexto em que a regeneração e a revitalização física, económica e social de zonas urbanas constituem uma das áreas preferenciais elencadas no Acordo de Parceria Portugal 2020, assume desde logo vital importância a partilha de informações sobre as diversas fontes de financiamento que os agentes económicos terão ao dispor para potenciar as oportunidades de investimento que estão a surgir no âmbito deste novo quadro de programação financeira.

Importa, simultaneamente, proporcionar um espaço de partilha e debate sobre experiências de sucesso no aproveitamento da reabilitação urbana e revitalização de centros históricos enquanto motor de transformação do tecido empresarial, e por essa via, constituir um incentivo ao surgimento de novos projetos de investimento e de criação de emprego.

Aceda a mais informação sobre esta Conferência, que decorreu no passado dia 12.11.15, com cerca de 130 participantes:

Apresentações:

Galeria de Imagens:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA O O O OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA O O OLYMPUS DIGITAL CAMERA O O O O O O O O O O OLYMPUS DIGITAL CAMERA O O O

Notícias:

http://local.pt/portugal/conferencia-sobre-reabilitacao-urbana-no-centro-de-eventos-bissaya-barreto/

http://local.pt/portugal/reabilitacao-urbana-em-debate-no-centro-de-eventos-bissaya-barreto/

http://www.noticiasdecoimbra.pt/conferencia-reabilitacao-urbana-como-oportunidade-de-negocio/

Avaliação da Conferência

A nossa Missão é a sua Formação
III Encontro Nacional de Formadores - 18.11.15

iii-enf-banner-616x292

Encontro Nacional reuniu mais de 300 Formadores no CFBB

O III Encontro Nacional de Formadores foi uma iniciativa conjunta do Forma-te e do Centro de Formação Bissaya Barreto, contando também com o apoio e participação do IEFP, IP., e teve lugar no passado, dia 18, em Coimbra, no Centro de Eventos Bissaya Barreto (Campus do Conhecimento e da Cidadania, Bencanta – Coimbra).

O III Encontro reuniu mais de 300 formadores de todo o país e assentou em três pilares incontornáveis de pensar, fazer e sentir a formação nos dias de hoje – “Criatividade, Inovação e Aprendizagem”. Pretendeu-se transformar este encontro numa montra de novidades, de novos modelos, de vivenciação e experimentação. Pode assistir-se a teatro, dança, música, vídeo, novas tecnologias e uma dinâmica fantástica, dentro e fora das salas onde decorreram as atividades.

O encontro teve início às 09h00, com as intervenções de Teresa Monteiro, do CFBB, e de Mário Martins, da Forma-te, seguindo-se às 09h15 o painel “A Criatividade como marca, a Inovação como prática, a Aprendizagem como foco”, com a participação de João Catalão, provocador, agitador de mentes inquietas, Filipe Carrera, formador e orador internacional, João Leite, psicólogo, e a moderação de  Rosário Cação, gestora de formação. Às 11h20, realizou-se o painel “Pensar, fazer e sentir a formação: Aspirar a novas paisagens”, com as intervenções “A ciência do riso na organização do caos criativo”, com Joanne Helms, fundadora de Yoga do Riso em Portugal, “A Matemática Dançada”, com Mercedes Prieto, professora de Dança, “O espetáculo da formação”, com Hugo Ferreira, diretor artístico Didaskalia, e a moderação de Elsa Caramujo, do IEFP/CNQF.

Depois da pausa para almoço, os trabalhos recomeçaram às 14h30 com quatro sessões paralelas: A ciência do humor enquanto estratégia formativa (João Aragão e Pina, formador/consultor), Os 50 tons da formação – Técnicas criativas para formadores (Anita Silva, TeamMais), O Poder de uma Boa Apresentação: Apresentações Prezi (David Oliveira, Vizualwizard), e Inovação em conteúdos multimédia para formação (Arnaldo Santos e Ana Patrícia Monteiro, PT Inovação).

Seguiu-se a ação IGNITE para Formadores, “Revela o Formador que há em ti”- 5 minutos de puro talento, com as intervenções de Anabela Chastre: “A arte de contar histórias”, Ângelo Filipe Castro: “Recriando a aprendizagem”, António Calheiros: “Toastmasters: autodidactismo assistido”, Carlos Luís: “O Scratch na alfabetização e Inclusão Social”, Daniel Lança Perdigão: “Vê o que os outros pensam e querem!”, Isabel Fernandes: “Todos por cada um”, João Pedro Amaral: “Laboratório de Orientação Criativa do CEARTE”, Manon Rosenboom Alves: “Como criar a sua marca pessoal para ter sucesso no trabalho”, Marta Ribeiro: “O desafio da Criatividade”, Pedro Paiva: “Brainnovation: criatividade e inovação”, Vera Cunha: “B2B Back to Basics”.

Finalmente, pelas 17h45, teve lugar a Entrega de Prémios Formador do Ano e Prémio Carreira, e o encerramento dos trabalhos.

 

Aceda ao registo fotográfico aqui.

As apresentações dos diferentes oradores: Painéis da Manhã; Sessões Paralelas 1,3,4- Sessão Paralela 2; IGNITE

Siga este Encontro no Facebook