Princípios Gerais

A sociedade atual encontra-se numa fase de acelerada evolução, exigindo cada vez mais do indivíduo uma preparação sólida e atualizada.

Na verdade, no que concerne à área do conhecimento, os saberes adquiridos desatualizam-se, frequente e rapidamente, perante o novo conhecimento que é descoberto, cada dia que passa, de tal forma que se torna impossível a cada ser humano manter-se constantemente atualizado.

A par da área atrás referida, verifica-se que se tem vindo a acentuar a tendência para se considerar todos os valores como relativos, uma vez que valores que até há pouco tempo eram inquestionáveis, são hoje postos em causa.

Esta evolução decorre de uma prática baseada na competitividade, sendo aos mais competentes reservado o maior êxito num mundo cada vez mais exigente e mais global.

Os pais do século XXI, conscientes do que se acaba de expor, passaram a preconizar para os seus filhos uma educação que desenvolva, sobretudo, capacidades que permitam a liberdade de pensamento, a iniciativa, a determinação, a criatividade e o pensamento imaginativo. Tais capacidades potenciam a utilização dos conhecimentos para a ação, bem como desenvolvem a capacidade de resolução de problemas e de ultrapassar dificuldades, tudo isto em detrimento da aquisição de saberes abstratos num simples acumular de informação, tão característico da escola tradicional. Ao valorizarem-se este tipo de competências, os pais contribuem para a evolução que acontece na sociedade, passando-se de uma cultura de dependência para uma cultura de ação e empreendimento.

O Projeto Educativo do Colégio Bissaya Barreto procura responder a este tipo de preocupações e solicitações, integrando-as numa ideia de indivíduo que, tendo como base valores assentes em práticas responsáveis de cidadania, se sente interpelado pelas pequenas ou grandes questões que se colocam hoje na sociedade e procura dar o seu contributo para a construção de uma nova cultura.

Neste sentido, o Colégio Bissaya Barreto, tendo por base a visão do seu patrono, Professor Bissaya Barreto, pretende desenvolver um sistema pedagógico que, ao centrar todo o processo educativo no aluno, se adequa à formação deste tipo de indivíduo e se dá a conhecer como referência:

  • Pela sua qualidade;
  • Pela sua organização;
  • Pela formação integral que ministra;
  • Pela formação profissional que disponibiliza;
  • Enquanto escola participada;
  • Por se tratar de uma escola em constante renovação.

 

Documento completo do Projeto Educativo, disponível para consulta nos Serviços Administrativos do CBB.