Apresentação

O Colégio Bissaya Barreto é um estabelecimento de ensino particular, com resposta ao nível dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, cursos profissionais nível 4 e Academia de Línguas, comprometido não apenas com as metas de ensino/aprendizagem mas com a missão, mais ampla e exigente, de educar para os Valores fundamentais à formação cívica, integral e plural do indivíduo.

A 10 minutos do centro da cidade, privilegia de amplo enquadramento ambiental, de excelentes instalações, equipamentos e transporte escolar, condições favoráveis a uma oferta educativa de dimensão global proporcionada em ambiente de conforto e segurança.

Historial

A Fundação Bissaya Barreto, tendo como princípios orientadores os que o seu patrono tão sabiamente resumiu na máxima “Façamos felizes as crianças da nossa terra”, entende a Educação como um processo contínuo e permanente.

O projeto de apoio à Criança e à Família, iniciado e desenvolvido pelo Professor Doutor Bissaya Barreto, conduziu à criação do Instituto de Surdos de Bencanta, o qual, durante várias décadas, deu resposta a crianças e jovens surdos, ao nível médico, escolar e social.
No sentido de dar continuidade a este projeto e alargá-lo à comunidade ouvinte, a Fundação Bissaya Barreto criou, em Setembro de 2003, o Colégio Bissaya Barreto (CBB), com uma resposta ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico, proporcionando, às crianças e famílias, um contexto educativo de qualidade.
Atualmente, é um estabelecimento de educação e ensino com uma resposta ao nível dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, a partir do ano lectivo 2009/2010. Caracteriza-se pela particularidade de integrar alunos com surdez, enquadrando-se numa perspetiva de escola inclusiva, cujo princípio fundamental consiste em que todas as crianças, independentemente das suas condições físicas, sociais ou linguísticas, aprendam juntas, sendo reconhecidas as suas necessidades e respeitados os vários estilos e ritmos de aprendizagem.

Missão

O Colégio Bissaya Barreto visa proporcionar uma formação eclética, através de um leque variado de atividades que contribuirão para o desenvolvimento equilibrado e harmonioso da formação integral dos alunos, apresentando uma equipa pedagógica dinâmica, atenta e de espírito inovador.

Propõe aprendizagens que se estendam para além das fronteiras de cada ciclo, sendo a transição devidamente preparada e trabalhada, no sentido de se evitar a angústia da mudança e a perda de competências/conhecimentos valiosíssimos.Avalia constantemente as suas atividades, no intuito de melhorar a qualidade dos serviços que presta, disponibilizando espaços agradáveis e materiais adequados para ensinar, aprender e brincar. 

O Colégio Bissaya Barreto tem um Projeto Educativo que propõe uma “Educação para a Vida”, apostando em práticas educativas diversificadas, centradas nos alunos, capazes de atender aos seus interesses, necessidades e ritmos individuais, nunca perdendo de vista a promoção do desenvolvimento da sua autoestima e autoconfiança.

Igualmente prioritária é a importância atribuída à participação da Família na escola, corresponsabilizando-a na educação dos alunos/educandos, procurando concretizar os valores democráticos da convivência, da reciprocidade e do respeito pela dignidade humana.