CBB ARTE, CULTURA & EDUCAÇÃO Visita de Estudo a Viseu, Marialva e Foz Côa | 7º Ano
12.05.2019

Nos dias 9 e 10 de maio, os alunos do 7º ano deslocaram-se à Beira Alta, para visitarem o Museu do Quartzo, a aldeia histórica de Marialva e o Parque Arqueológico do Vale do Côa. Ao longo destes dois dias, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o património cultural e natural desta zona do país.

Em Viseu, no Museu do Quartzo, localizado no Monte de Santa Luzia, ficaram a saber que este é considerado o primeiro espaço dedicado apenas a um mineral, o quartzo leitoso. Em Marialva, num cenário histórico, com ruelas ladeadas por edifícios antigos, os alunos exploraram a cidadela cercada pela imponente muralha resistente ao tempo.
No dia seguinte, depois de uma divertida e revigorante noite passada na Pousada da Juventude de Foz Côa, visitaram o Museu do Vale do Côa, inscrito na lista da UNESCO como Património da Humanidade, desde 1998, e considerado “o mais importante sítio com arte rupestre paleolítica de ar livre”.
Da parte da tarde, desfrutaram de um passeio de jipe, com visita às gravuras rupestres localizadas na Penascosa.
Os alunos já estão de regresso, ansiosos por reencontrar os seus familiares, para lhes contarem as vivências e o que aprenderam no decurso desta visita de estudo.