A Biblioteca

A Biblioteca Escolar (BE) da Fundação Bissaya Barreto é constituída por um conjunto de recursos físicos (instalações, equipamentos), humanos (alunos, professores, auxiliares de ação educativa, bibliotecária e encarregados de educação) e documentais (suportes impressos, audiovisuais e informáticos) devidamente organizados.

A BE constitui um recurso do processo educativo, através de uma prática que envolve toda a comunidade educativa, no sentido de fomentar o gosto pela leitura, a literacia da informação e da comunicação e o aprofundamento da cultura cívica, científica, tecnológica e artística.

Pretende-se que a BE  seja um centro de recursos educativos e um espaço privilegiado de cultura permanente, proporcionando situações facilitadoras da aprendizagem e da aquisição das competências de informação. Desta forma, impõe-se a formação dos nossos alunos e crianças, enquanto seus principais utilizadores, criando condições favoráveis para que sejam construtores do seu próprio conhecimento adquirindo competências e autonomia no domínio da informação escrita, audiovisual e multimédia e na produção de documentos em suporte e linguagens diversificadas.

bibli

Objetivos
  • Preparar as crianças para a frequência de Bibliotecas;
  • Desenvolver o hábito e o prazer da leitura;
  • Fomentar o gosto pela leitura como instrumento de trabalho, de ocupação, de tempos livres e de prazer, contribuindo para o desenvolvimento cultural dos utilizadores;
  • Facilitar o acesso dos utilizadores à consulta e leitura de livros, jornais e revistas e outro tipo de documentação, procurando, assim, dar resposta às necessidades de pesquisa/ informação e lazer;
  • Apoiar os alunos na aprendizagem e prática de capacidades de avaliação e utilização de informação, independentemente do suporte ou meio que se encontre;
  • Fomentar o trabalho de pesquisa e estudo, individualmente ou em grupo, por solicitação dos professores ou por iniciativa própria;
  • Promover condições que permitam a reflexão, o debate, a crítica e o convívio entre autores e leitores;
  • Modernizar/Actualizar a BE, para que se constitua como um centro de recursos de informação de diversa índole, capaz de estimular/apoiar o trabalho pedagógico;
  • Contribuir ativamente para a diversificação de estratégias e métodos educativos, a fim de promover o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças e dos jovens;
  • Promover atividades de animação/formação, em articulação com todos os elementos da comunidade educativa e, em condições específicas, com outros elementos da sociedade.
Atividades da Biblioteca

CLUBE DE LEITORES

Destinado a pais e encarregados de educação do 1º e 2º CEB do Colégio Bissaya Barreto, o Clube de Leitores tem como finalidade fomentar o gosto pela leitura, promovendo, simultaneamente, momentos de diálogo e partilha de experiências, que reforcem e estimulem o papel da família junto dos alunos. 

O Clube de Leitores tem lugar uma vez por mês, em cada turma, na disciplina de Estudo Acompanhado, em horário a combinar com o professor titular ou director de turma. A seleção dos livros a serem abordados pelos pais ou encarregados de educação, é feita de acordo com o Plano Nacional de Leitura.

TESOURO DA BIBLIOTECA

O Tesouro da Biblioteca consiste num baú com materiais diversos, que percorre todas as turmas. neste baú são colocados diferentes objectos e materiais, de acordo com o tema que se pretende abordar. Através destes materiais, os alunos constroem narrativas que, posteriormente, serão expostas na Biblioteca.

O baú destina-se a todos os anos de escolaridade e deverá ser requisitada pelos professores titulares  ou professor de língua portuguesa. Esta atividade decorrerá em contexto de sala de aula ou na Biblioteca.

FEIRA DO LIVRO

A(s) Feira(s) do Livro tem como objectivo despertar a curiosidade intelectual e o gosto pela leitura, levando a comunidade escolar a adquirir livros a preços acessíveis. A Feira do Livro constituirá, também, um espaço de participação em conversas e palestras com autores/escritores convidados.

EXPOSIÇÕES

As exposições podem ser alusivas aso mais diversos temas e propostas, não só pela equipa da Biblioteca, como também pelos professores, educadores e encarregados de educação. Sempre que haja uma exposição, será necessário elaborar um itinerário, etiquetas e panfletos informativos, bem como, conceber a disposição dos materiais.

CONVITE DE AUTORES

As sessões com os autores e o trabalho com os alunos sobre as suas obras, revelam-se muito importantes no fortalecimento do interesse das crianças pelo livro e pela leitura, bem como o sucesso das próprias Feiras do Livro.

As sessões com autores convidados ocorrem, sempre que possível, uma vez por período, destinam-se aos alunos do Colégio Bissaya Barreto e às crianças da Casa da Criança Maria Granado.

A preparação das sessões (questões a serem colocadas ao autor, temas de debate, apresentação de trabalhos) está a cargo dos professores titulares, professores de Português e educadores.

O LIVRO DO MÊS

Esta atividade procurará apresentar livros de forma variada e atrativa, despertando o interesse dos alunos para diferentes tipos de leitura. Todo os meses será afixado um livro escolhido pela equipa da Biblioteca ou sugerido pelos Professores. Assim, os alunos poderão explorar as ilustrações, o aspeto gráfico, observar a capa do livro e o título, assim como ler informação sobre o autor. Todos os alunos e membros da comunidade escolar são convidados a escrever um comentário livre sobre o livro.

PORTEFÓLIOS

Os portefólios consistem em compilações temáticas realizadas e atualizadas ao longo do tempo. Todos os alunos poderão consultar os Portefólios, a fim de enriquecerem os seus trabalhos de pesquisa, bem como aprofundarem conhecimentos sobre determinada área do seu interesse.