A Casa das Artes Bissaya Barreto tem uma localização privilegiada no centro da cidade de Coimbra, na Avenida Sá da Bandeira, que une a baixa à Praça da Républica, eixo central da vida da cidade. Tem no seu jardim um espaço único, uma sala de espetáculos ao ar livre com condições acústicas e de conforto extraordinárias num lugar que tem um relvado por chão e o céu por tecto.

A programação da Casa das Artes inclui exposições, concertos, aulas, conferências, mercados, entre outros. Num plano regular aberto à comunidade e sem fronteiras disciplinares, criadores e público ocupam em conjunto um só lugar de troca de ideias e valores que favorece a criação em diálogo.

Inaugurada em Novembro de 2010 pela Fundação Bissaya Barreto, a Casa das Artes ocupa o edifício onde esteve a primeira sede da Fundação Bissaya Barreto, desde 1958 até à transferência dos serviços administrativos para Bencanta em 1992.

Nos últimos anos, a Casa das Artes Bissaya Barreto tem funcionado como um Condomínio Criativo partilhado por designers, arquitetos, atores, programadores, jornalistas e outros criativos que têm ou já tiveram aqui o seu espaço de trabalho.