SERVIÇO EDUCATIVO DO PORTUGAL DOS PEQUENITOS PROMOVEU FORMAÇÃO PARA PROFESSORES E EDUCADORES
13.06.2017

Decorreu no Portugal dos Pequenitos, no passado dia 10 de junho, o primeiro de três módulos do workshop “As cores da minha terra: ensaios sobre a inter-relação eu-espaço-cor-memória (módulo 1)”, com orientação dos Artistas Plásticos Samuel Silva e Elvira Leite, no âmbito do projeto “Criar com Escolas” do Serviço Educativo do Portugal dos Pequenitos.

O Serviço Educativo do Portugal dos Pequenitos desenvolveu o projeto “Criar com Escolas” no sentido de reforçar a articulação do Portugal dos Pequenitos com as escolas através de um trabalho contínuo e em parceria, o qual prevê a realização de uma exposição coletiva no final do ano letivo 2017/2018. O tema do trabalho a desenvolver no âmbito deste projeto é anual ou bianual e é concebido para ser realizado nas próprias escolas, de preferência, em articulação com diferentes disciplinas, sob orientação do Serviço Educativo do Portugal dos Pequenitos.

No projeto “Criar com Escolas” deste ano foi concebido o tema “As cores da minha terra”, que visa sensibilizar os participantes à observação da natureza (património natural) e das construções locais (património construído). Como explica Pedro Providência, responsável do Serviço Educativo do Portugal dos Pequenitos, “as construções tradicionais eram realizadas a partir das matérias primas locais. Deste modo, o participante vai estar atento às cores, texturas e outras especificidades dos materiais locais que depois de extraídos da natureza foram utilizados/transformados nas construções tradicionais dos núcleos urbanos históricos”.

Neste contexto, para as escolas aderentes ao projeto “Criar com Escolas”, está prevista a realização de diversos workshops (ações de formação creditadas), orientados por especialistas na ação educativa, a decorrerem ao longo do ano letivo, dirigidos a professores, educadores e outros formadores, para aprofundamento de temas e técnicas artísticas transversais aos do tema do trabalho do referido projeto, como também, para a apresentação e discussão do Programa Educativo e para recolha de depoimentos tendo em vista futuras programações.

Os professores inscritos no projeto “Criar com Escolas” podem frequentar as ações de formação, de curta duração, realizadas no âmbito deste projeto. As ações de formação são creditadas e a inscrição é gratuita.

Segundo Pedro Providência, “esta iniciativa propõe aprendizagens através de atividades educativas motivadoras, que desenvolvem conhecimento, sensibilidade, criatividade e valores de cidadania. É uma formação que introduz inovação na ação educativa.”

Esta formação é constituída por três módulos, de três horas cada: módulo I – As cores da minha terra: ensaios sobre a inter-relação eu-espaço-cor-memória; módulo II— As cores da minha terra: “pensação” (pensamento + ação) sobre eu-cor-arquitetura- arte-ambiente; módulo III — As cores da minha terra: construção de projetos de ação a desenvolver na sala de aula.

Por outro lado, foi concebido um conjunto de oficinas específicas, que se destinam aos alunos do ensino Pré-escolar e do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico, tendo em consideração os pressupostos do trabalho a desenvolver no âmbito deste projeto. Os temas das oficinas estão disponíveis em: http://www.fbb.pt/pp/servico-educativo/

Para mais informações sobre as atividades do Serviço Educativo do Portugal dos Pequenitos, nomeadamente, o Projeto “Criar com Escolas” e as Oficinas nas Férias Escolares de Verão, pode consultar http://www.fbb.pt/pp/servico-educativo/ e/ou contactar através do e-mail oficinas.pp@fbb.pt ou do telefone: 239801170.