Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola” – Casa da Criança S. Julião entre os 100 estabelecimentos de ensino selecionados para mostra nacional
12.06.2018

A Casa da Criança S. Julião da Fundação Bissaya Barreto, na Figueira da Foz, ficou entre as 100 escolas selecionadas para a mostra nacional da 15ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”, desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação e o Ministério da Economia. O projeto desenvolvido pela Casa da Criança S. Julião denomina-se “Jardins à Beira Mar”.

Este projeto permitiu dar a conhecer às crianças e à comunidade, as poças de maré das plataformas rochosas existentes na praia de Buarcos, como local privilegiado do ponto de vista paisagístico e ambiental. Pretendeu-se consciencializar toda a comunidade para a necessidade de proteger e preservar os habitats das diversas espécies marinhas ali existentes e alertar para a problemática do lixo que se encontra em enormes quantidades nas nossas praias, especialmente o plástico, e que afeta negativamente a saúde e sobrevivência dos animais marinhos e dos ecossistemas.

O Prémio anual destina-se a estabelecimentos de Educação Pré-Escolar, do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário e visa o estímulo do interesse dos alunos pelas ciências e áreas tecnológicas, através do apoio a projetos inovadores. O tema escolhido para este ano letivo 2017/2018 foi: “A Ciência na Escola ao Serviço do Desenvolvimento e da Humanização”.