• OLYMPUS DIGITAL CAMERA
  • OLYMPUS DIGITAL CAMERA
  • OLYMPUS DIGITAL CAMERA
FUNDAÇÃO ASSINALA DIA MUNDIAL DA CONSCIENCIALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA
15.06.2017

A propósito do Dia Mundial da Consciencialização da Violência Contra a Pessoa Idosa, que se comemora a 15 de junho, 172 alunos do 1.º ciclo do Colégio Bissaya Barreto, em assembleia geral de alunos, refletiram e trabalharam o tema da violência contra a pessoa idosa. Estas crianças partilharam com os mais velhos os seus pensamentos e considerações, que são verdadeiras lições de vida.
Desta iniciativa dinamizada pelo Colégio Bissaya Barreto e pelo Serviço SOS Pessoa Idosa da Fundação Bissaya Barreto, resultaram ideias e frases que foram depois passadas a papel, tais como:
– Quando for idoso gostaria de estar com os netos e passear com a família.
– Gostava de viver com a família.
– Eu gostava que me cumprimentassem, me agradecessem pelo que fiz durante a minha vida e que dissessem que gostavam de mim.
– Não gostava que me chamassem velho e que me mandassem embora.
– Gostava de ser tratado com respeito, amor e carinho.
– Não gostava que me falassem alto.
– Não vou conseguir fazer tudo sozinho, preciso de ajuda para fazer as coisas mais difíceis.
– Os filhos devem tomar conta do dinheiro e tratar com respeito as coisas dos idosos.
– Os filhos devem tomar conta dos pais quando eles estão doentes.
– Quando for idoso vou sentir: orgulho por ter uma família, felicidade e tristeza se estiver sozinho.
– Os idosos devem ter carinho, respeito e amor de todas as pessoas, principalmente de toda a família.
O Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa, que tem lugar a 15 de junho, foi criado em 2006 pelas Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, tendo como objetivos refletir numa questão social sensível e acabar com a violência contra a pessoa idosa.
Numa sociedade cada vez mais envelhecida (serão 1,2 mil milhões de pessoas com mais de 60 anos em 2025), os idosos são, muitas vezes, esquecidos e sujeitos a maus-tratos físicos e psicológicos, quer pelas suas famílias, quer pelos serviços de acolhimento ou pela sociedade em geral.
Todos os anos se registam vários casos de abuso contra os idosos e muitos mais acontecem em silêncio, sem conhecimento público. Parar os abusos verbais, emocionais, financeiros e corporais, e promover a integração e o bem-estar da pessoa idosa são os desafios lançados pela celebração desta data.
Neste dia a ONU relembra também que a discriminação etária é uma grave violação dos Direitos Humanos, exigindo o empenhamento dos governos, das instituições e da população para mudar a situação.
Para o Serviço SOS Pessoa Idosa, que se dedica há três anos a apoiar as pessoas idosas vítimas de violência, é preciso “quebrar o silêncio e ter tolerância zero” em relação a esta realidade, relembrando que a idade traz sabedoria, conhecimento, cultura, experiência, e que “não se pode desperdiçar este talento e capital humano” das pessoas mais idosas.

As frases escolhidas pelas crianças do Colégio Bissaya Barreto também podem ser encontradas aqui: https://www.facebook.com/pg/Funda%C3%A7%C3%A3o-Bissaya-Barreto-152838224772751/photos/?tab=album&album_id=1467759053280655.