CASA DA CRIANÇA S. JULIÃO PREMIADA NO PROGRAMA ECO-ESCOLAS
11.07.2017

A Casa da Criança S. Julião, situada na Figueira da Foz, recebeu uma Menção Honrosa no concurso “A Minha Terra em Tecido” do projeto “Roupas usadas não estão acabadas” no âmbito do Programa Eco-Escolas. A Casa da Criança S. Julião foi o único jardim de Infância premiado no 1º escalão, sendo que neste escalão concorrem jardins-de-infância e escolas de 1º ciclo. Neste concurso participaram 160 escolas de todo o país, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
Fruto de uma parceria entre a H. SARAH – Trading, Lda. e o Programa Eco-Escolas, o projeto “Roupas usadas não estão acabadas” tem como objetivo (in)formar as crianças e jovens e, através deles, a população em geral, acerca da importância do adequado encaminhamento de roupa, calçado, brinquedos e ainda material escolar para reutilização e reciclagem. Em 2017 foram desenvolvidas duas atividades no âmbito desde projeto: “Recolha com Estilo” que visou campanhas de Recolha de Roupas, Calçado e Brinquedos organizadas pela comunidade escolar, e “Criar com Estilo” em que se pretendeu a criação de um quadrado inspirado num elemento natural ou cultural da região através da reutilização de materiais de tecido.
O Programa Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE – – Associação Bandeira Azul da Europa. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. O Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas atividades. Fornece ainda metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.

Trabalho premiado: